isaltino-associacao-25-de-abril-1

Visita à Associação de Moradores do Bairro 25 de Abril

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Visitei a Associação de Moradores do Bairro 25 de Abril, acompanhado pelo candidato à UF de Algés, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada/Dafundo, Rui Teixeira, e por outros candidatos do movimento ISALTINO – Inovar Oeiras de Volta. Ao longo dos anos tenho vindo a acompanhar o empenho destes voluntários, que fazem um trabalho exemplar junto da população mais idosa. São 37 os utentes do centro de dia, e 20 os do apoio domiciliário. O centro de dia contribui para o envelhecimento ativo dos utentes, proporcionando a resolução de necessidades básicas pessoais, terapêuticas e socioculturais.

Além destes cuidados, a associação presta também serviço de apoio domiciliário que se traduz na prestação de cuidados personalizados a indivíduos/famílias que por impedimento não podem satisfazer as suas necessidades diárias. Com isto, a associação proporciona melhor qualidade de vida aos mais idosos, estimulando a manutenção das suas capacidades físicas e mentais, sendo um forte incentivo à sua autonomia.

Desenvolvem esta atividade sem que de momento tenham qualquer contrato de cooperação com a segurança social, o que traduz bem as dificuldades financeiras e a gestão muito rigorosa a que estão obrigados.

É de notar que esta associação tem trabalhado com apoios muito reduzidos, o que a impossibilita de fazer um trabalho melhor, apesar de já ter provado que tem todas as valências e a motivação necessária. É por isso hora de apoiar a mesma na requalificação do Bairro 25 de Abril, não só através da melhoria das áreas ao ar livre do bairro, mas também através da recuperação do polidesportivo, bem como da construção de um lar para a 3ª idade, que trabalhe em coordenação com o centro de dia. Procurarei ainda realizar um protocolo de manutenção e limpeza do bairro, através da contratação de residentes do mesmo para o efeito. Deste modo, estaremos a contribuir para uma melhoria significativa da qualidade de vida destes cidadãos, bem como para a redução da desempregabilidade e garantia do bem-estar dos que aqui habitam.

Aliás, data já de alguns anos a existência de projeto para a criação da valência lar com a construção de quartos que possam acolher idosos já muito debilitados e que frequentam o centro de dia. É tempo de Câmara Municipal e Segurança Social tratarem de modo mais responsável esta associação que passou por muitas dificuldades mas que hoje estão ultrapassadas.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Leave a Comment

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH