Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

GESTÃO DE PESSOAS, CONFIANÇA E BEM-ESTAR NO TRABALHO

Os nossos trabalhadores são o sucesso da nossa organização e por isso são a nossa principal preocupação.
Porque grande parte do nosso tempo é passado no local de trabalho,

DESEJAMOS CRIAR UMA ORGANIZAÇÃO FELIZ, COM TRABALHADORES FELIZES E MOTIVADOS.

Pretendemos dedicar tempo às pessoas, ouvir as suas expectativas e as suas motivações. Implementar uma política de Recursos Humanos Humanizada e de Proximidade. Uma política de Recursos Humanos que se preocupe com o bem-estar de todos os nossos trabalhadores.

QUEREMOS QUE TODOS SE SINTAM MEMBROS DA MESMA FAMÍLIA – A “COMUNIDADE PROFISSIONAL” QUE É O MUNICÍPIO DE OEIRAS.

Desejamos atrair novos trabalhadores, mas essencialmente reter os trabalhadores que já há vários anos nos acompanham com o seu elevado empenhamento, a sua dedicação e o seu profissionalismo. Equipas excelentes sempre fizeram um trabalho excelente e os resultados estão à vista de todos.
O nosso Concelho atingiu elevados patamares de desenvolvimento económico e social. Tudo isto se deve ao espírito de missão, de serviço público e de envolvimento dos nossos trabalhadores. O que Oeiras hoje é, a vocês muito se deve!

PORQUE SEMPRE FOI UMA PREOCUPAÇÃO OS TRABALHADORES QUE SOCIALMENTE ENFRENTAM SITUAÇÕES DE MAIOR VULNERABILIDADE, IREMOS CONTINUAR A DESENVOLVER E A REFORÇAR MEDIDAS ESPECÍFICAS DE APOIO SOCIAL PARA ESTES TRABALHADORES.

As nossas propostas enquadram preocupações com o apoio psicossocial aos trabalhadores, com a conciliação entre o trabalho e a família, com a promoção da saúde a higiene e a segurança no local de trabalho, com as relações de socialização laboral, com a liderança, com a formação e a valorização profissional de todos os nossos trabalhadores.

AS NOSSAS MEDIDAS DE PROMOÇÃO SOCIOPROFISSIONAL

ESTRUTURA FUNCIONAL, LIDERANÇA E AVALIAÇÃO:

  • Pretendemos adaptar a estrutura orgânica do Município, por forma, a que o cidadão/munícipe esteja no centro da preocupação.
  • Iremos garantir uma liderança de proximidade com equipas de liderança empenhadas em construir e manter, junto dos trabalhadores, um ambiente de proximidade e confiança mútua.
  • Teremos um sistema de avaliação de desempenho justo e criterioso, alinhado com os objetivos estratégicos do Município, conjugando as necessidades dos postos de trabalho, o desempenho de cada trabalhador e as suas competências.

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO:

  • Iremos reforçar o investimento no bem-estar e na segurança dos nossos trabalhadores, por forma a conduzir a um ambiente profissional mais seguro, especialmente junto da categoria dos Assistentes Operacionais.
  • Teremos uma atenção especial para com os trabalhadores que, por força de razões de saúde, necessitam de um trabalho adaptado às suas limitações. Para tal iremos proceder a um levantamento de todos estes casos junto de todas as unidades orgânicas do Município, com enfoque especial para as funções operacionais, a fim de proceder a uma reconversão profissional.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL E RECRUTAMENTO:

  • Na elaboração do plano anual de formação profissional iremos criar um diagnóstico de necessidades de formação de proximidade aos trabalhadores, queremos ouvir os colaboradores, detetar as suas reais necessidades formativas. Pretendemos com o plano de formação reforçar as capacidades pessoais, os conhecimentos técnicos, o trabalho de equipa e a liderança.
  • Desejamos criar um Plano Anual de Recrutamento, adaptado às necessidades e exigências atuais, que garanta que as carências de recursos humanos dos diferentes serviços sejam supridas.
  • Pretendemos criar um Plano de Formação Profissional para dirigentes, extensível aos técnicos superiores, com perfil funcional apropriado, promovendo ofertas formativas adequadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências, em áreas-chave, relacionadas com a liderança e a cooperação, a gestão e a motivação de equipas, a promoção das relações interpessoais, o comportamento assertivo e a inteligência emocional.
  • A fim de reforçar as competências profissionais, iremos apoiar os trabalhadores que pretendam prosseguir os seus estudos ao nível de Pós graduações, Mestrados e Doutoramento, desde que em áreas relacionadas com o desenvolvimento organizacional e que sejam estratégicas para o Município.
  • Iremos reformular o programa de Mobilidade Interna dos Trabalhadores, criando o programa “Novas Competências”, que irá promover a plena integração dos trabalhadores nos postos de trabalho que se coadunem com as suas competências, garantindo que as pessoas certas possam ocupar os lugares certos.
  • Pretendemos desenvolver em parceria com entidades locais um Programa de Estágios que proporcionem a Inclusão profissional de jovens licenciados, proporcionando uma primeira experiência com a realidade laboral.

APOIOS SOCIAIS AOS TRABALHADORES:

  • Dado a conjuntura atual pretendemos reforçar os apoios a conceder ao CCD nomeadamente em matéria de subsídios educacionais (compensação de encargos com educação dos associados e descendentes, matriculados e a frequentar estabelecimentos escolares, desde o Jardim de Infância até ao Ensino Superior).
  • Para nós é crucial a saúde dos trabalhadores, para tal iremos reorganizar o serviço médico e social de maior proximidade ao trabalhador, reforçando de uma forma mais articulada o necessário apoio médico, psicológico e social aos trabalhadores e às suas famílias.
  • Não esquecendo os trabalhadores que enfrentam situações de maior vulnerabilidade social, iremos reforçar o Fundo de Emergência Social (FES), dando uma resposta mais célere e imediata às situações de carência económica e social que muitos trabalhadores enfrentam.
  • Iremos assegurar a devida conciliação entre trabalho – família, nomeadamente no que se refere à assistência a filhos menores.
  • Pretendemos criar o Programa “@Parcerias.com” que pretende reforçar, diversificar e alargar as parcerias com uma rede de serviços e de entidades externas, tendo em vista proporcionar aos trabalhadores benefícios financeiros no acesso a um conjunto de bens e serviços.
  • Queremos recompensar o mérito dos trabalhadores, como incentivo à motivação, para tal iremos promover o reconhecimento do mérito excecional dos trabalhadores que anualmente se destacaram no âmbito das suas funções.

AÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO LABORAL:

  • Anualmente iremos desenvolver o projeto “IDEIAS.COM”, um concurso de ideias em que os trabalhadores através das suas ideias podem contribuir para o desenvolvimento organizacional e em particular para a política de recursos humanos do Município.
  • Como momento de convívio será anualmente organizada a Festa de Natal para os trabalhadores do Município, com a entrega de presentes aos filhos dos colaboradores, através do Centro de Cultura e Desporto (CCD).
  • É para nós crucial ouvir os trabalhadores, perceber as suas motivações, pelo que iremos implementar o projeto “FACE A FACE”, que pretende proporcional em ambiente informal, espaços de reflexão e discussão de ideias, entre trabalhadores, de forma a promover as boas práticas inter-divisões, e contribuir para a melhoria dos serviços Municipais.
  • Como uma medida de boas práticas inter-serviços, pretendemos com regularidade, implementar o projeto “UM SERVIÇO UM VIZINHO” – sessões de apresentações entre serviços, para que todos os trabalhadores tenham conhecimento do trabalho realizado por todas as unidades orgânicas.
  • Iremos promover o projeto “INTEGRA” que pretende reforçar a importância das ações de acolhimento e de integração dos novos trabalhadores, com o objetivo de lhes proporcionar conhecimentos sobre o contexto organizacional do Município.
    • Como forma de promover o bem-estar físico, pessoal, social e laboral, será implementado o projeto “DESPORTO PARA TODOS” onde serão criadas equipas desportivas, constituídas por trabalhadores do município, para diferentes modalidades desportivas.
  • Daremos especial atenção ao desenvolvimento regular de ações de sociabilização no trabalho, (ações Team Building) que reúnam grupos de trabalhadores em contexto informal, com o objetivo desenvolver os laços de interação, de amizade, de conhecimento e de coesão do grupo.
  • Iremos desenvolver o projeto “TALENTOS EM MOVIMENTO”, aproveitando talentos de alguns trabalhadores, pretendemos desenvolver workshops dinamizados por trabalhadores e para trabalhadores, nas áreas de culinária, fotografia, jardinagem, pintura, dança, entre outras.
REDES SOCIAIS
COMPROMISSOS

EDUCAÇÃO

Novas Políticas de Educação

CULTURA

A Nossa Visão para a Cultura

JUVENTUDE

Propostas para a Juventude

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Dar Prioridade às Pessoas

MOBILIDADE

Por uma Mobilidade Sustentável

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH