Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

OEIRAS CONTA CONTIGO, CONTA CONNOSCO TAMBÉM!

Queremos que Oeiras volte a ser um território onde os mais jovens se sintam acolhidos e motivados a ir mais longe, um Concelho pleno de oportunidades para aqueles que aqui nascem, para os que aqui estudam ou encontram o seu primeiro emprego, para os que aqui escolhem viver e constituir família.

QUEREMOS QUE OEIRAS PROMOVA A PARTICIPAÇÃO JUVENIL EM TODOS OS SETORES DA VIDA SOCIAL

E que constitua “massa crítica” capaz de elevar o território a referência nacional e internacional nas mais variadas áreas.

QUEREMOS QUE OEIRAS DESENVOLVA A FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA COLETIVA ENTRE AS CAMADAS MAIS JOVENS FACE ÀS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS.

Promovendo a solidariedade intergeracional, o incentivo à cidadania, ao associativismo e à participação cívica.

Queremos que Oeiras implemente mecanismos facilitadores da integração dos jovens no mercado de trabalho e que crie condições para a fixação de famílias jovens no Concelho.

Queremos que os jovens oeirenses tenham voz nas políticas de juventude a serem desenhadas, e que sejam parte ativa na sua prossecução, em prol de um Concelho mais coeso, mais solidário e socialmente mais desenvolvido.

QUEREMOS OEIRAS DE VOLTA!

As nossas propostas para a Juventude:

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL

  • Desenvolver o Programa “Aprender Fazendo”, que visa proporcionar, em articulação com as empresas do Concelho, a criação de estágios profissionais para jovens recém-licenciados.
  • Dinamizar o projeto “Talentos em Ação”, projeto de capacitação e formação profissional destinados a jovens com baixas qualificações e em situação de vulnerabilidade face ao emprego.
  • Criar, em articulação com as escolas públicas e profissionais do Concelho, Laboratórios de Formação Profissional, em que os jovens possam ter contacto com diferentes realidades formativas e profissionais, abrindo-lhe oportunidades de escolha para determinadas formações/profissões.
  • Promover a educação para o empreendedorismo junto de jovens integrados na comunidade escolar,despertando precocemente competências/atitudes empreendedoras junto dos mesmos.

CIDADANIA E ASSOCIATIVISMO JUVENIL

  • Criar o Gabinete de apoio ao Associativismo – “ Fora da Caixa”, que visa contribuir para a promoção e dinamização dos espaços/ofertas sociais, desportivos e juvenis, fomentando a cooperação entre a Administração Central, as Autarquias locais e os restantes Agentes Económicos do Concelho.
  • Desenvolver ciclos de debate promovidos e programados pelos jovens “Vamos falar sobre isto!”, nos quais são discutidos temas da atualidade (interculturalidade, empreendedorismo, violência no namoro, consumos, multimédia, etc.), reforçando competências pessoais e sociais.

CONSTRUIR MAIS CASAS PARA VENDA OU ARRENDAMENTO PARA JOVENS OU JOVENS CASAIS, CUJOS RENDIMENTOS NÃO PERMITAM A AQUISIÇÃO NO MERCADO PRIVADO, FACILITANDO A FIXAÇÃO DE FAMÍLIAS JOVENS NO CONCELHO.

  • Em articulação com as entidades juvenis do Concelho, promover o voluntariado jovem em países da União Europeia, ao abrigo de programas “Gap Year”, possibilitando aos jovens uma pausa no seu percurso académico para a aprendizagem de outras línguas, abrindo horizontes e possibilitando o acesso a diferentes culturas, costumes e tradições.
  • Proporcionar em espaço europeu o intercâmbio de jovens dos 13 aos 30 anos, possibilitando-lhes o contacto com novas realidades, a partilha de vivências e a aprendizagem de outras línguas.
    Implementar o Programa “Criar Raízes”, dinamizando um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas e culturais que promovam e valorizem o espírito oeirense, criando um sentimento de pertença e de identidade em relação ao território, junto dos mais jovens.
  • Promover o Programa de intervenção comunitária “Sim, eu consigo!”, programa de ocupação de tempos livres nos períodos de férias escolares destinado a jovens residentes em bairros municipais, proporcionando experiências culturais e desportivas fora dos bairros, que ampliem a visão de si próprios.

LAZER E TEMPOS LIVRES

  • Promover a abertura de uma Academia de Artes para jovens, favorecendo o seu contacto com as diferentes expressões culturais e artísticas e possibilitando a descoberta de talentos.
  • Criar espaços multifuncionais de horário alargado (estudo, convívio/lazer/multimédia, etc) onde os jovens possam reforçar as suas relações de sociabilidade.
  • Oferta de atividades culturais e recreativas diversificadas ao longo de todo o ano e que vão ao encontro dos gostos e interesses da juventude.
  • Diversificar a oferta de actividades desportivas no Concelho, de forma a abranger os diferentes interesses dos jovens.
REDES SOCIAIS
COMPROMISSOS

EDUCAÇÃO

Novas Políticas de Educação

CULTURA

A Nossa Visão para a Cultura

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Dar Prioridade às Pessoas

COMUNIDADES E BAIRROS MUNICIPAIS

Habitação Municipal Promotora da Integração Social

PROMOÇÃO SOCIOPROFISSIONAL

Valorizar e Dignificar os Trabalhadores do Município

MOBILIDADE

Por uma Mobilidade Sustentável

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH