Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

QUEREMOS VOLTAR A DAR PRIORIDADE ÀS PESSOAS, ÀS SUAS ASPIRAÇÕES E ÀS SUAS NECESSIDADES, E GARANTIR QUE ESTE É UM CONCELHO PARA TODOS!

Oeiras atingiu nas últimas décadas um lugar cimeiro a nível económico e social, o que faz de Oeiras um dos concelhos socialmente mais desenvolvidos a nível nacional.

Contudo, a par de um território social e economicamente qualificado, coexistem problemáticas sociais complexas, que afetam indivíduos e famílias e para as quais nos propomos encontrar respostas.

AS PESSOAS SÃO A NOSSA PRIORIDADE.
É A PENSAR NAS PESSOAS QUE DAMOS O MELHOR DE NÓS.

O NOSSO COMPROMISSO SERÁ SEMPRE COM AS PESSOAS

Até chegarmos aqui, fizemos um longo caminho conjunto,
começando pela garantia dos direitos essenciais:

O DIREITO À HABITAÇÃO condigna quando erradicámos as barracas do Concelho;
O DIREITO À COESÃO SOCIAL quando contribuímos para o combate às situações de exclusão e de vulnerabilidades sociais;
O DIREITO À SAÚDE quando favorecemos a construção de equipamentos que dignificam os serviços e apoiam os utentes;
O DIREITO AO EMPREGO quando investimos na formação, na integração Profissional dos desempregados e na atração de empresas geradoras de novos empregos;
O DIREITO À ATIVIDADE FÍSICA para Todos quando criámos um programa de atividade física dirigido aos seniores, que favorecesse a sua integração social e combatesse o seu isolamento, quando incrementámos o Associativismo desportivo e quando trouxemos para o Concelho eventos desportivos que são ainda hoje, uma referência nacional;
O DIREITO À CONSTRUÇÃO DE FAMÍLIAS FELIZES quando investimos na construção de equipamentos sociais, através do apoio às organizações sociais locais na criação de respostas à população: Berçários e Creches, Pré-Escolar; Centros de Dia e Lares, entre tantas outras, fazendo do nosso Concelho vencedor do Prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável”, há 6 anos.

INVESTIR NA COESÃO E NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL É DAR PRIORIDADE ÀS PESSOAS É GARANTIR AS CONDIÇÕES DE INCLUSÃO, DE CIDADANIA E DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL

HOJE, VOLTAMOS A CONTAR CONSIGO PARA INICIAR UM NOVO CICLO DE DESENVOLVIMENTO

  • Um ciclo que encontre soluções inovadoras para novos desafios, feito de Pessoas para Pessoas;
  • Um ciclo que apoie todos os Oeirenses a cumprir os seus projetos de vida no Concelho onde nasceram ou onde escolheram viver e/ou trabalhar;
  • Um ciclo que devolva aos Oeirenses o orgulho de pertencer e de participar!

OEIRAS UM CONCELHO INCLUSIVO E SOCIALMENTE DESENVOLVIDO

As nossas propostas para o desenvolvimento social:

FAMÍLIA E COMUNIDADE

  • Criar condições para a fixação de famílias jovens no concelho,através da Implementação de medidas de incentivo à Natalidade: alargamento dos berçários/creches e jardins-de-infância das redes solidária e pública, com cobertura a 100%; construção de habitação jovem para famílias de classe média para aquisição ou renda, de acordo com os rendimentos; redução do IMI, em função do número de filhos a cargo em cada agregado familiar.
  • Criar a Plataforma “Famílias Felizes” – Plataforma Digital de serviços de apoio à Família, que congrega informações de interesse para as famílias ao nível de: equipamentos sociais de infância e de apoio aos seniores; programas de ocupação de tempos livres para crianças e jovens; atividades sócio-culturais, desportivas e de lazer, espaços públicos e jardins; apoio ao estudo; alimentação, restauração e espaços “family friendly”.
  • Promover a ocupação dos tempos livres das crianças, incluindo os períodos de férias escolares.
  • Criar o “CartãoFamília+”, destinados às famílias com agregados familiares numerosos (três ou mais filhos) que possa favorecer o acesso a benefícios e a certas despesas extras do agregado familiar.
  • Contribuir para um concelho mais tecnológico e inteligente através da utilização das novas tecnologias, colocando-as ao serviço das famílias, como um fator inovador de competitividade do concelho, através de respostas mais eficazes e imediatas.
  • Implementar o projeto WWW.Avós.PT com o objetivo de proporcionar a munícipes seniores, a aquisição de conhecimentos no âmbito das novas tecnologias de forma a promover a ocupação dos tempos livres dos seniores e a sua inclusão social.

COMBATE À POBREZA E À EXCLUSÃO SOCIAL

  • Criar o Observatório Local das Problemáticas Sociais do Concelho“Observar e Agir” com a identificação das vulnerabilidades sociais existentes em cada união/freguesias do Concelho, a fim de se elaborar um plano de intervenção social que combata as situações de exclusão social evidenciadas,em estreita articulação com o Plano de Desenvolvimento Social de Oeiras.
  • Criar o Gabinete “EU PARTICIPO”, gabinete de promoção da Cidadania com o objetivo de desenvolver projetos que promovam a cidadania e a participação social de todos os cidadãos/munícipes.

INFÂNCIA, JUVENTUDE E ASSOCIATIVISMO

  • Criar mais respostas sociais na rede de creches e jardins-de-infância de forma a cobrir as necessidades de toda a população do Concelho.
  • Promover e incentivar o desenvolvimento de iniciativas de voluntariado intergeracional no âmbito de programas de apoio à infância e juventude, como sejam, atividades de apoio ao estudo, em parcerias com universidades, e/ou a colocação de mentores seniores que apoiem jovens licenciados na procura do primeiro emprego.
  • Criar o Gabinete de apoio ao Associativismo – “ Fora da Caixa”, que visa contribuir para a promoção e dinamização dos espaços/ofertas sociais, desportivos e juvenis; fomentar a cooperação entre a Administração Central, as Autarquias locais, e os restantes Agentes Económicos do Concelho.
  • Promover a abertura de uma Academia de Artes para Crianças e Jovens, favorecendo precocemente o contacto das crianças e jovens com as diferentes expressões culturais e artísticas e possibilitando a descoberta de talentos.

SENIORES

  • Criar “Equipas de Intervenção de Proximidade ao Seniores”; a fim de combater as situações dos seniores isolados, fazendo o devido acompanhamento e encaminhamento para instâncias locais.
  • Promover o alargamento do horário do Serviço de Apoio Domiciliário até às 20h, (incluindo aos fins de semana) assegurando um apoio contínuo aos cidadãos dependentes;
  • Criar o “Guia de Recursos Municipais para a População Idosa” através do qual se pode obter informação sobre: recursos de prevenção e intervenção na solidão e no isolamento, na violência doméstica, serviços e equipamentos de apoio, projetos de intervenção social, habitação, segurança, lazer e legislação.
  • Dinamizar o serviço “Um Médico em Casa” que proporciona Apoio médico ao domicílio 24 horas por dia.

EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • Desenvolver o Programa “Aprender Fazendo “, que visa proporcionar, em articulação com as empresas do concelho e na própria Câmara Municipal,a criação de estágios profissionais para jovens recém-licenciados;
  • Dinamizar o projeto “Talentos em Ação” projetos de capacitação e formação profissional destinados a jovens com baixas qualificações e em situação de vulnerabilidade face ao emprego.
    Criar em articulação com as escolas públicas e profissionais do concelho Laboratórios de Formação Profissional, em que os jovens possam ter contacto com diferentes realidades formativas e profissionais, abrindo-lhe oportunidades de escolha para determinadas formações/profissões.
  • Atrair novas empresas que possibilitem mais e novos empregos.

SAÚDE E HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS

  • Reforçar a política de apoio na aquisição de medicamentos, lançada em 2009,e que permite aos munícipes pensionistas com idade igual ou superior a 65 anos abrangidos pelo Regime Especial de Comparticipação do SNS, beneficiar de um desconto adicional imediato na aquisição
    de medicamentos.
  • Criar equipa psicossocial de Apoio Domiciliário ao nível da Saúde Mental.
  • Dinamizar projetos de inclusão socioprofissional para pessoas com deficiência, por forma a promover a sua autonomia e integração profissional.
  • Implementar a criação do Cartão Municipal Saúde +, cartão de caráter social para a Pessoa Portadora de Deficiência que proporcione o acesso a baixo custo a um conjunto de bens e serviços.

DESPORTO, LAZER E TEMPOS LIVRES

  • Dinamizar o programa “+ Escola + Desporto”, promovendo o desporto escolar, através da promoção de eventos desportivos de competição nas escolas e as Associações Desportivas, (como meias-maratonas escolares e campeonatos inter agrupamentos de escolas), promovendo a competitividade, o espírito de equipa, e estilos de vida saudável.
  • Promover o desporto Inclusivo através do Programa “Desporto com Valores”, como meio facilitador da inserção social das crianças e jovens de contextos mais vulneráveis, promovendo a sua valorização pessoal e o reforço de valores como a responsabilidade, a perseverança, a disciplina o respeito e a tolerância.
  • Reintroduzir o ensino da Natação nas escolas públicas do 1º ciclo, como forma de adaptação das crianças ao meio aquático,em particular das que não têm acesso a oferta desportiva fora do espaço escola.

MULTICULTURALISMO E DIÁLOGO INTERCULTURAL

  • Criar o Conselho Municipal para o Diálogo Intercultural, que vise levar a cabo a harmonização das políticas municipais na área da Interculturalidade e que promova a participação social das pessoas migrantes, implicando-as nos processos de reflexão e tomada de decisão.

EQUIPAMENTOS SOCIAIS

  • Proporcionar a cobertura de 100% das necessidades do Concelho ao nível da resposta de Berçário/Creches e Jardins de Infância da rede solidária e pública.
  • Promover a criação de novos equipamentos de apoio à população senior:
    • Proporcionar a cobertura de 100% das necessidades do Concelho ao nível da resposta de Lar.
    • Replicar o modelo da Unidade Residencial Madre Maria Clara – residências para seniores, com autonomia (casais ou isolados) em todas as Uniões/Freguesias do Concelho.
    • Promover a construção de novas Unidades de Cuidados Continuados, aumentando o acesso de pessoas em situação de dependência a cuidados continuados de saúde e de apoio social.
    • Apoiar a criação de Centros de Noites para seniores isolados com autonomia que vivenciam situações de solidão, isolamento e insegurança, e que necessitam de suporte de acompanhamento durante a noite.
    • Apoiar as Universidades Seniores com a construção ou ampliação de instalações, de acordo com o número de utentes e atividades desenvolvidas.
REDES SOCIAIS
COMPROMISSOS

EDUCAÇÃO

Novas Políticas de Educação

CULTURA

A Nossa Visão para a Cultura

JUVENTUDE

Propostas para a Juventude

COMUNIDADES E BAIRROS MUNICIPAIS

Habitação Municipal Promotora da Integração Social

PROMOÇÃO SOCIOPROFISSIONAL

Valorizar e Dignificar os Trabalhadores do Município

MOBILIDADE

Por uma Mobilidade Sustentável

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH