Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A CULTURA É UM PILAR DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

ALIMENTA A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO QUE GERAM NOVOS EMPREGOS E NOVAS EMPRESAS. CRIA UM SENTIMENTO DE PERTENÇA REFORÇANDO A COESÃO DA COMUNIDADE LOCAL.
PROMOVE A REGENERAÇÃO URBANA EM ESTREITO DIÁLOGO COM O LEGADO PATRIMONIAL. POTENCIA O CAPITAL HUMANO INSTALADO PROMOVENDO UMA CIDADANIA ATIVA E CONSTRUTIVA.

O OBJETIVO ESTRATÉGICO

O nosso objetivo estratégico é que Oeiras seja Capital Europeia da Cultura em 2027. Os próximos quatro anos vão ser determinantes para termos em 2021 uma candidatura vencedora. Para tal, há que mudar radicalmente a forma como é definida e implementada a política cultural do município.
Vamos construir novos equipamentos e infraestruturas.
Vamos realizar eventos únicos e com forte impacto.
Vamos ampliar e consolidar a rede de agentes culturais envolvidos.
Vamos trazer novos públicos para a cultura.
Vamos apoiar os criadores e os artistas.
Vamos estabelecer parcerias estratégicas e integrar redes internacionais de cooperação e intercâmbio.

Acima de tudo, vamos fazer dos munícipes agentes ativos no processo cultural. Auscultar as suas necessidades, interesses e gostos. Criar espaços de participação na tomada de decisão sobre as grandes opções municipais no sector. Incentivar a produção cultural amadora a par da produção cultural profissional.

AS MEDIDAS PRIORITÁRIAS

QUALIFICAR E CRIAR NOVOS ESPAÇOS

CONSTRUIR UM CENTRO CULTURAL EQUIPADO COM DOIS AUDITÓRIOS (1.000 LUGARES E 300 LUGARES), UM ESPAÇO DE EXPOSIÇÕES (COM 2.000 M2), UM ESPAÇO PEDAGÓGICO E ESPAÇOS DE APOIO.

REABILITAR A CASA DA PESCA E ÁREA CIRCUNDANTE DE MODO A PODER SER VIVENCIADA PELA POPULAÇÃO E A RECEBER MANIFESTAÇÕES CULTURAIS LIGADAS À ÉPOCA DO MARQUÊS DE POMBAL.

CONSTRUIR EM CAXIAS UM GRANDE PARQUE, QUE ENGLOBE A QUINTA REAL E O CONVENTO DA CARTUXA, ESPECIALMENTE VOCACIONADO PARA O ACOLHIMENTO DE EQUIPAMENTOS E ATIVIDADES CULTURAIS.

REQUALIFICAR O CENTRO HISTÓRICO DE OEIRAS, ARTICULANDO O PALÁCIO DO EGIPTO, O MERCADO MUNICIPAL, O LARGO 5 DE OUTUBRO, O EDIFÍCIO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS E O AUDITÓRIO MUNICIPAL EUNICE MUÑOZ.

REFORÇAR A REDE DE EQUIPAMENTOS DE PROXIMIDADE (AUDITÓRIOS, BIBLIOTECAS, GALERIAS) COBRINDO DE FORMA EQUILIBRADA TODO O TERRITÓRIO DO CONCELHO.

REABILITAR A FÁBRICA DE CIMA E TRANSFORMAR A FÁBRICA A PÓLVORA DE BARCARENA NUM ESPAÇO DE ENCONTRO DE CULTURAS (DANDO PARTICULAR ATENÇÃO AOS PROJETOS COM RAIZ NA CULTURA POPULAR) E DE INSTALAÇÃO DE MICROEMPRESAS LIGADAS À ECONOMIA CRIATIVA.

TRANSFORMAR O TEMPLO DA POESIA NO CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO PARQUE DOS POETAS, ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE UM CONJUNTO REGULAR E DIVERSIFICADO DE ATIVIDADES.

INSTALAR NO PALÁCIO MARQUÊS DE POMBAL A ACADEMIA POMBALINA QUE REALIZE, AO LONGO DE TODO O ANO, ATIVIDADES QUE DEEM A CONHECER EM PROFUNDIDADE A ÉPOCA POMBALINA.

CONSTRUIR A CASA DA ESCRITA NA QUINTA DOS SETE CASTELOS DESTINADA A ACOLHER RESIDÊNCIAS INTERNACIONAIS DE ESCRITORES E A PROMOVER ATIVIDADES LIGADAS À ESCRITA CRIATIVA.

CRIAR E DINAMIZAR NOVAS INICIATIVAS

REALIZAR ANUALMENTE O CONCURSO E A MOSTRA CRIATIVUS DESTINADA A APOIAR JOVENS TALENTOS QUE DEEM ORIGEM E SUSTENTEM UMA MOVIDA CULTURAL VANGUARDISTA.

CRIAR O CARTÃO +CULTURA QUE POSSIBILITE O ACESSO PERSONALIZADO A EQUIPAMENTOS, A ATIVIDADES E EVENTOS ORGANIZADOS OU APOIADOS PELO MUNICÍPIO DE OEIRAS.

DINAMIZAR O PARQUE DOS POETAS DURANTE O VERÃO, ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE CONCERTOS DE MÚSICA PORTUGUESA, ESPETÁCULOS RESIDENTES, VISITAS ANIMADAS E CONCURSO DE FOTOGRAFIA E VÍDEO.

REALIZAR ANUALMENTE O CONCURSO DESCOBRIR A PÓLVORA PARA PROMOVER NOVOS PROJETOS E ARTISTAS QUE CRUZEM CULTURA POPULAR E CULTURA ERUDITA, TRADIÇÃO E MODERNIDADE, MEMÓRIA E UTOPIA.

REALIZAR NO PALÁCIO E JARDINS DO MARQUÊS DE POMBAL UM GRANDE EVENTO QUE RECRIE A ÉPOCA DESSE PERSONAGEM FUNDADOR DO CONCELHO E DA VILA DE OEIRAS.

IMPLEMENTAR O PROGRAMA OEIRAS É UM PALCO COMO O OBJETIVO DE REALIZAR ATIVIDADES CULTURAIS NUMA GRANDE DIVERSIDADE DE LOCAIS E ESPAÇOS (JARDINS, ESCOLAS, IGREJAS, BARES, EMPRESAS, ETC.).

APROFUNDAR OS APOIOS ÀS ASSOCIAÇÕES CULTURAIS, GRUPOS RECREATIVOS, SOCIEDADES FILARMÓNICAS, ETC. APOSTANDO NA QUALIFICAÇÃO DOS SEUS RECURSOS E ATIVIDADES; REVITALIZAR AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS POPULARES COM TRADIÇÃO.

CRIAR O CENTRO DE ARTES DIGITAIS QUE JUNTE ARTISTAS E EMPRESAS DO SECTOR (JOGOS ELETRÓNICOS, VÍDEO E MULTIMÉDIA, VÍDEO MAPPING, REALIDADE AUMENTADA, INSTALAÇÕES LED, FOTOGRAFIA DIGITAL, ETC.).

IMPLEMENTAR O PROGRAMA DESCOBRIR OEIRAS PARA DAR A CONHECER OS LUGARES, A HISTÓRIA, O PATRIMÓNIO, A GASTRONOMIA E AS PERSONALIDADES MARCANTES DO CONCELHO.

CRIAR A ACADEMIA DIGITAL DE OEIRAS COM O INTUITO DE DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS DIVERSOS SEGMENTOS DA POPULAÇÃO (CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS, SENIORES).

REALIZAR TRIMESTRALMENTE O FESTIVAL COGITO, QUE SE IRÁ AFIRMAR COMO UM FÓRUM DE APRESENTAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE IDEIAS TRANSFORMADORAS.

REALIZAR ANUALMENTE NO PARQUE DOS POETAS UM MEGA EVENTO DE PROMOÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS SUAS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÃO (MÚSICA, LITERATURA, TEATRO, CINEMA), PROJETANDO INTERNACIONALMENTE OEIRAS NO ÂMBITO DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA.

INSTALAR NO PALÁCIO MARQUÊS DE POMBAL A ACADEMIA POMBALINA QUE REALIZE, AO LONGO DE TODO O ANO, ATIVIDADES QUE DEEM A CONHECER EM PROFUNDIDADE A ÉPOCA POMBALINA.

REDES SOCIAIS
COMPROMISSOS

EDUCAÇÃO

Novas Políticas de Educação

JUVENTUDE

Propostas para a Juventude

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Dar Prioridade às Pessoas

COMUNIDADES E BAIRROS MUNICIPAIS

Habitação Municipal Promotora da Integração Social

PROMOÇÃO SOCIOPROFISSIONAL

Valorizar e Dignificar os Trabalhadores do Município

MOBILIDADE

Por uma Mobilidade Sustentável

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH